Benefícios da Yoga

Quer praticar yoga e não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo. Nesse texto nós vamos ensinar o básico da Yoga para iniciantes.

A prática não se resume apenas a fazer posições malucas com o corpo, a Yoga te ensina a controlar as emoções, tranquilizar a mente e pode transformar a sua vida e a maneira como você se sente.

Através de técnicas de alongamento, respiração, posturas e meditação, a Yoga consegue manter a mente, o corpo e a alma em equilíbrio.

Você tem uma vida equilibrada? Ou está vivendo em constante cansaço e estresse? Nesse artigo você vai aprender o básico da Yoga para iniciantes e terá dicas preciosas de como iniciar a prática, com auxilio de vídeo aulas e aplicativos.

Vamos começar?

Yoga para iniciantes – O que significa ser feliz?

Qual é o Significado de Felicidade para Você?

Você se considera uma pessoa feliz? Ou alguma coisa esta faltando?

Consciente ou inconsciente, estamos sempre a procura da felicidade, um sentimento de calma, equilíbrio e completude, a verdadeira alegria, total realização e o alivio do sofrimento e da tristeza.

Você pode ter todo o conforto material, uma casa, carro, aparelhos tecnológicos, roupas, um bom relacionamento, uma boa família, ou uma carreira de sucesso, todas as coisas que a maioria das pessoas acredita ser o significado de “felicidade”.

Mas do que vale ter sucesso no mundo exterior, no mundo material, se você não tiver encontrado satisfação, paz e alegria interior?

Por sermos leigos e não compreendermos a diferença entre o prazer (atributo dos sentidos) e a felicidade (atributo da mente), buscamos diariamente um proposito para nossas vidas voltando a mente para fora, preenchendo nosso tempo com compras, eventos, redes sociais e com a falsa sensação de status.

A felicidade não está no mundo exterior, mas sim dentro de cada um de nós. Você nunca conheceu alguém que não tinha “nada” e mesmo assim sempre estava de bom humor e sorrindo?

Se você optar por voltar à mente e os sentidos para dentro, com a prática diária da Yoga, você vai transcender as limitações diárias, vivenciando o equilíbrio interno e o sentimento diário da verdadeira felicidade.

É sábio dedicar um tempo do seu dia para prática a Yoga. Nosso artigo te guiará nesse caminho de descoberta, que despertará a sua verdadeira felicidade e possibilitará que você desenvolva o equilíbrio necessário para atingir o sucesso em todas as áreas da sua vida.

Yoga para iniciantes: O que é Yoga? 

O termo Yoga teve origem na Índia há cerca de quatro mil anos, trazendo com ele a filosofia de acalmar a mente e livrar o corpo de qualquer incômodo. Derivado da palavra em sânscrito “yuj”, podemos traduzir a palavra Yoga como “união”, já que o objetivo é exatamente esse, unir a mente, o corpo e o espírito.

Caso você não saiba, existem mais de 100 maneiras diferentes de praticar Yoga, com inúmeros benéficos à saúde, trabalhando a postura, o equilíbrio, técnicas de alongamento, exercícios de respiração, métodos de relaxamento e concentração.

Os benefícios da Yoga vão desde a melhora da disposição, do controle emocional, do funcionamento dos órgãos internos e da flexibilidade até a diminuição do colesterol.

A seguir vamos listar os incríveis benéficos da Yoga para o corpo e a mente.

Benefícios da Yoga Para o Corpo

  • Fortalece os músculos;
  • Alivia doenças e problemas respiratórios;
  • Equilibra a produção hormonal;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • Alivia dores nas costas;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Auxilia nas desordens do aparelho digestivo;
  • Auxilia no combate e prevenção da flacidez, celulites e gordura localizada;
  • Beneficia o sistema nervoso e o cérebro;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Melhora a postura;
  • Diminui o colesterol.

Benefícios da Yoga Para a Mente

  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Aumenta a serotonina – substância que deixa você mais feliz;
  • Melhora a forma de nos relacionarmos conosco, com os outros e com o mundo;
  • Proporciona autoconhecimento e paz interior;
  • Melhora e reforça a autoestima, a autoimagem e a força de vontade;
  • Aprimora o intelecto, a concentração, a criatividade e a memória;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Melhora a qualidade de vida, promovendo bem-estar e serenidade;
  • Auxilia o tratamento de problemas psíquicos;
  • Ajuda você a dormir melhor.

 

Mulher gestante praticando yoga
Yoga para iniciantes – Gestante praticando yoga


Para Quem a Yoga é Indicada?

Qualquer pessoa pode praticar Yoga, crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos, não há contraindicações. Você deve procurar um bom professor que irá atender a suas necessidades, entender suas limitações e adapta-las a prática da Yoga.

Por sua vez, um bom praticante deve aprender a conhecer e a “ouvir” o seu próprio corpo. O principal é executar os asanas (posturas) com atenção e não com tensão. Isso torna a prática muito mais confortável e benéfica.

Se não quer inicialmente gastar com um professor yogue, você pode praticar a Yoga em um local de sua preferência. Ao longo do artigo você verá vídeos para colocar em pratica os ensinamentos.

Se você sofre de asma, pressão alta, problemas cardíacos ou está gravida, não pratique sem a orientação especializada de um professor qualificado.

Os 8 Mandamentos da Yoga

Apesar da Yoga ser mais conhecida pelas posturas corporais e os exercícios respiratórios, a filosofia da Yoga possui oito conceitos básicos, que tem como objetivo purificar a mente para a compreensão meditativa.

Yama: Princípios éticos. Não causar dor ou mal algum a nenhuma criatura viva, não mentir, não roubar e não ser escravo de impulsos sexuais. Você deve ser justo em tudo que você faz. Esse princípio é a causa da maior parte dos praticantes de Yoga serem veganos ou vegetarianos;

Niyama: Autopurificação. Contentamento, pureza corporal e mental, controle dos desejos egocêntricos e o estudo da yoga e suas práticas devocionais. O Niyama é a observação do seu eu interior.

Asana: Posturas para meditação. Hoje são conhecidas cerca de 84.000 posições, que fortalecem o corpo, purificam a alma, melhoram a concentração e a clareza nos pensamentos, trabalhando todos os órgãos, músculos, glândulas e nervos.

Elas ajudam na geração de energia positiva e servem como cura para doenças, problemas e preocupações. Devem ser confortáveis e estáveis, com o objetivo de dar estabilidade ao corpo e reduzir ao mínimo o esforço físico;

Pranayamas: Controle da respiração. É o conhecimento e controle do Prana (energia vital), com a expansão da bioenergia do corpo humano através da respiração consciente e estruturada.

O pranayama é o processo de inspirar e expirar, sempre mantendo total controle sobre a respiração, sentindo o ar entrando e saindo lentamente, proporcionando equilíbrio à energia corporal. Ao longo das técnicas de respiração se aprende a controlar o prana.

Pratyahara: O domínio dos sentidos se desligando de objetos exteriores. “Quando os sentidos já não estão em contato com seus próprios objetos e assumem a natureza da consciência, isto é pratyahara”. Ao meditar é essencial nos desconectarmos do mundo material para estarmos mais próximos de Deus, isso é o pratyahara.

Dharana: Concentração em um só ponto, podendo ser um diagrama geométrico (mandala), uma vocalização (mantra), um símbolo (yantra) ou um ritmo corporal, é não deixar a mente tomar o controle.

Dhyana: Meditação. Técnica para manter a mente em silêncio, detendo as turbulências da consciência. Você deve pensar apenas no divino e refletir sobre Deus;

Samadhi: Iluminação. Estado de supraconsciência alcançado através da meditação profunda, quando o meditante torna-se uno com a divindade. Neste ponto o praticante está inteiramente conectado a Deus.

Os Diferentes Tipos de Yoga

Como existem mais de 100 técnicas diferentes de Yoga, seria impossível descrever todas aqui, então separamos as mais populares para te apresentar. Vamos lá?

Mulher praticando yoga
Yoga para iniciantes – Posição de yoga no colchonete


Hatha Yoga

Esta vertente da Yoga é a mais praticada, introduzida pelo mestre yogi Swatmarama na Índia, essa técnica deu origem a diversos outros tipos de Yoga.

O Hatha Yoga tem como objetivo unir os pares opostos, “negativo e o positivo”, trazendo o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Ele inclui posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayamas), concentração (dharana), relaxamento e meditação (dhyana).

A maioria das escolas de Yoga no Brasil difunde esse estilo. Com posições básicas e movimentos lentos, o Hatha é indicado para pessoas que estão iniciando suas práticas de Yoga.

Benefícios do Hatha Yoga

A prática do Hatha Yoga ajuda você a conhecer os seus limites físicos e mentais, aumenta sua força e flexibilidade, melhora o controle sobre suas emoções e reduz os níveis de estresse.

Essa técnica é uma excelente aliada para os esportes como natação, atletismo, artes marciais e atividades que exigem grande esforço físico, pois o pranayama amplia a capacidade pulmonar, aumenta a resistência e a consciência corporal.

Segundo os yogues antigos, o segredo para controlar a mente é controlar a respiração.

Abaixo temos um vídeo de uma aula de Hatha Yoga que pode servir como incentivo para você começar a praticar. Lembre-se de escutar o seu corpo e não ultrapassar os seus limites, pois cada pessoa tem uma flexibilidade e uma resistência diferente.

Ashtanga Yoga

Essa técnica de Yoga utiliza as asanas (posturas) tradicionais do Hatha Yoga, em uma sequência intensa e sem intervalos. É um método que exige maior resistência e coordenação, envolvendo posições um pouco mais complicadas.

O Ashtanga é baseado na sincronia entre a respiração e as sequências de posturas, que em conjunto aumentam a flexibilidade, a força e acalmam a mente. Esse método exige grande esforço físico, produzindo um calor corporal intenso, que desintoxica órgãos e músculos através da transpiração, melhorando assim a circulação e a oxigenação corporal.

Ele é dividido em 6 níveis, ou categorias, de dificuldade em que o praticante vai evoluindo com o passar do tempo.

O objetivo do Ashtanga é purificar o corpo e a mente através dos 8 pilares da Yoga:

  • Yama (autodisciplina)
  • Niyama (observância)
  • Asana (postura)
  • Pranayama (respiração)
  • Pratyahara (abstração dos sentidos)
  • Dharana (concentração)
  • Dhyana (meditação)
  • Samadhi (estado de supraconsciência)

Benefícios do Ashtanga Yoga

O Ashtanga ajuda no gerenciamento do estresse, no conhecimento espiritual, aumenta a flexibilidade e a força, desintoxica órgãos e músculos, melhora a circulação e a oxigenação corporal. Com esta técnica todas as partes do corpo são beneficiadas.

A seguir temos o vídeo de uma aula de Ashtanga Yoga para caso você queira se desafiar. Lembre-se de escutar o seu corpo e não ultrapassar os seus limites, pois cada pessoa tem uma flexibilidade e uma resistência diferente.

Raja Yoga

A Raja Yoga (Raja=real Yoga= união) ou Yoga Real é uma técnica que tem como objetivo alcançar a comunhão com o Divino através da meditação, da conduta ética e por meio da veracidade.  Nela estão incluídos os sistemas Karma (ação), Jñana (sabedoria) e Bhakti (amor).

Essa técnica nos ensina a apreciar o silêncio interno, proporcionando equilíbrio e serenidade. Com o Raja Yoga você fica íntimo do seu interior, adquirindo um maior conhecimento de si mesmo.  Essa técnica visa controlar todos os pensamentos e desequilíbrios mentais, sendo conhecido como a Yoga do autoconhecimento e da autorrealização.

Benéficos do Raja Yoga

A técnica do Raja Yoga traz diversos benefícios aos praticantes, como a melhora do sono, da concentração, criatividade, acalma a mente, traz liberdade emocional e espiritual, e expande seu poder interior.

Mulher meditando sentada
Iyengar Yoga

O método foi criado por BKS Iyengar, baseado no alinhamento do corpo com intensidade e exatidão, com foco na execução e permanência da postura para poder obter o máximo de benéficos.

A estrutura da aula é lenta, onde os instrutores utilizam acessórios chamados “props” (blocos, cintos, cadeiras e etc) para facilitar o alinhamento perfeito das posturas, possibilitando o praticante a se aprofundar nas técnicas independente da sua idade ou biótipo.

O Iyengar ajuda a integrar o corpo, a mente e o espírito, trazendo equilíbrio ao praticante. Essa técnica pode ser aplicada por todas as pessoas, inclusive quem tem restrições físicas, problemas de postura, sedentários ou algum tipo de lesão.

Benefícos do Iyengar Yoga

Aumento da flexibilidade e força, correção da postura, paz interior, estabilidade mental e emocional.

Segue link da aula de Iyengar Yoga para você dar início a essa pratica, sempre escutando o seu corpo e não ultrapassando os seus limites, pois cada pessoa tem uma flexibilidade e uma resistência diferente.

Kundalani Yoga

Kundalani é uma ciência que trabalha o ser em sua plenitude física, mental, espiritual e emocional. Essa técnica tem como objetivo despertar a consciência, controlando toda a energia corporal, através da pratica de asanas (posturas), bandhas (contrações corporais), pranayama (técnicas de respirações) e recitações de mantras.

Kundalani refere-se a uma energia primordial que está presente em todos nós, localizada ao longo do canal principal (sushuma) na coluna vertebral e vai até o topo da cabeça, onde ativa os centros de energia corporal, chamados de chakras.

Benefícos do Kundalani Yoga

Esse tipo de Yoga tem como objetivo mudar os hábitos diários, (vícios, medos e manias) rompendo a rotina estabelecida ao longo dos anos. Além de fortalecer, alongar e relaxar todo o corpo, a técnica aumenta a capacidade respiratória e diminui o estresse.

Estamos disponibilizando o link da aula de Kundalani Yoga para você dar início a essa pratica, sempre escutando o seu corpo e não ultrapassando os seus limites, cada pessoa tem uma flexibilidade e uma resistência diferente.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as técnicas da Yoga, vamos explicar sobre os mandamentos desse estilo de vida.

Preparação para a Pratica da Yoga

Para colher os incríveis benéficos da Yoga você deve se comprometer com a técnica e sentir prazer ao praticá-la. Abaixo você encontrará algumas dicas que poderão melhorar os seus resultados.

A Preparação do Espaço

Faça a sua pratica em um lugar tranquilo, calmo e limpo, onde seja pouco provável que você seja perturbado. Para seu conforto, escolha roupas confortáveis, de preferência soltas, que não atrapalhem os movimentos. Retire joias, relógios, cintos, ou qualquer objeto que possa te atrapalhar.

Se você quiser criar uma atmosfera adequada a Yoga você pode ouvir um mantra e acender um incenso ou até mesmo uma vela. Para a prática da Yoga, você só precisa de um tapete ou colchonete de Yoga. Reserve esse momento para você, faça dele um prazer.

A Preparação do Corpo

O seu estômago deve estar vazio, ou duas horas após a última refeição para dar início a prática. Não pratique se estiver se sentindo perturbado ou desconcentrado, pois a mente não será capaz de se concentrar.

O Melhor Horário para Praticar Yoga

Tradicionalmente os yogues praticam no nascer do sol ou no pôr do sol, pois a mente naturalmente fica mais calma nesses horários. Isso é o ideal, no entanto se não for possível para você, escolha um horário que seja adequado e o reserve diariamente para a sua prática.

A Regularidade

O segredo do sucesso em tudo na vida é a dedicação e a regularidade. Escolha um lugar de sua preferência e se possível pratique sempre no mesmo horário. Dessa maneira seu corpo e a sua mente se acostumarão com a regularidade e será muito mais fácil adaptar a pratica a sua rotina.

A Atitude Correta

A jornada em direção a sua descoberta pessoal é um processo longo, que deve ter paciência e força de vontade. Com a prática regular você sentirá os incríveis benefícios da Yoga.

Significado dos Mantras

Os mantras são como a cura para a alma.

Quando escolhemos uma palavra ou uma série de palavras e a repetimos em forma de mantra, estamos fazendo com que seu significado entre profundamente em nosso subconsciente.

Essa repetição tem o poder de reparar pensamentos ou lembranças ruins e criar novos padrões positivos na nossa vida.

Mantra Om
Símbolo Om

O Om é considerado a origem e o fim de todas as coisas, nele o universo se cria, se conserva e se dissolve, esse mantra é considerado o som mais próximo da palavra divina.

Considerado um dos mais antigos e importantes do mundo, esse som é o mantra que dá origem aos outros mantras.

Segundo as escrituras indianas, om é a sílaba mística, o corpo de Deus, é a invocação, a benção e a vibração da própria alma.

De acordo com as antigas escrituras sagradas, aquele que conhece o seu significado e canta-o com frequência, atinge a suprema sabedoria.

 

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que tenha aprendido um pouco mais sobre a Yoga. Gostou? Deixe seu comentário ou sugestão.

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Fontes:
EveryDayHealth
Namu Cursos
WebMD
MindBodyGreen
Longevidade