Utilidades do óleo de cocoEle é o superalimento mais versátil do planeta, conhecido como o “alimento da vida”. Essa fama tem um motivo: as inúmeras utilidades do óleo de coco.

Além de ser perfeito para cozinhar, assar ou fritar, o óleo de coco oferece inúmeros benéficos à saúde, entre eles o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção de infecções e a hidratação da pele.

Continue lendo nosso artigo para conhecer 20 utilidades do óleo de coco.

Não deixa de acompanhar as nossas redes sociais:
Facebook
Instagram

20 Utilidades do Óleo de Coco

1  Cozinhar

Cozinhar com óleo de coco é uma excelente opção para substituir os óleos vegetais convencionais. O alto teor de gordura saturada faz com que o óleo de coco seja uma das melhores gorduras para cozinhar em altas temperaturas.

A gordura saturada mantém sua estrutura estável mesmo quando submetida ao calor, ao contrário dos ácidos graxos poli-insaturados encontrados nos óleos de soja, milho, canola e girassol.

Não há razão para temer a gordura saturada, já que diversos estudos científicos (1) vem quebrando tabus e demonstrando que não há nenhuma ligação com o risco de doenças cardíacas.

Utilidades do òleo de coco para o cérebro
Utilidades do Óleo de Coco. Foto: O óleo de coco beneficia o funcionamento cerebral

2 Faz bem para o Cérebro

As utilidades do óleo de coco são inúmeras, mas quando se fala em energia cerebral, concentração e memória, esse superalimento se destaca.

As gorduras presentes no óleo de coco, conhecidas como TCM (Triglicerídeos de cadeia média) são convertidas em cetonas no organismo. Essa substância atua como fonte de energia para o cérebro, melhora a concentração e turbina o seu funcionamento.

Além disso, diversos estudos comprovam que os TCM presentes no óleo de coco reparam os neurônios e as funções nervosas lesionadas, proporcionando benefícios impressionantes para distúrbios cerebrais, como a epilepsia (2, 3) e o Alzheimer (4).

3 Reduz a Inflamação

O óleo de coco contém diferentes tipos de ácidos graxos de cadeia média, incluindo ácido láurico, ácido cáprico, ácido caprílico e ácido capróico.

Esses ácidos graxos criam compostos anti-inflamatórios capazes de eliminar as células inflamatórias do organismo.

Como a inflamação é uma das principais causas das doenças crônicas, o consumo diário de óleo de coco é essencial para prevenir, ou até mesmo curar essas doenças.

Além disso, o óleo de coco contém altos níveis de antioxidantes capazes de tratar a atrite, mais eficazes do que muitos medicamentos. (5)

4 Remove Maquiagem

A maioria dos demaquilantes está carregada de substâncias nocivas à pele, aos olhos e à saúde. Além disso, o uso diário favorece o envelhecimento precoce da pele.

Por isso, o óleo de coco é uma ótima opção para você remover maquiagem sem irritar os olhos, tornando mais fácil a limpeza e ao mesmo tempo hidratando a pele.

Para usar, aplique o óleo de coco em um algodão e passe suavemente sobre o rosto, se preferir pode enxaguá-lo logo após. Além de hidratar, o óleo de coco também reduz rugas e linhas de expressão. Dê adeus ao olho de panda! 

5 Cabelo Hidratado

Os benefícios do óleo de coco pro cabelo são inúmeros, entre eles o fortalecimento, a hidratação, a redução de frizz e o crescimento acelerado. Além disso, os cabelos tingidos ficam mais macios, brilhosos e a coloração permanece por mais tempo.

Por ser um produto natural, livre de substâncias tóxicas, o óleo de coco previne e trata a caspa e irritações no couro cabeludo (6). Isso se deve ao ácido láurico presente no óleo de coco, que penetra o couro cabeludo sem causar irritações, ao contrário dos shampoos convencionais.

As utilidades do óleo de coco não param por ai, independente do seu tipo de cabelo, se é oleoso, se tem química ou não, experimente fazer a nossa receita de shampoo ou condicionador a base de óleo de coco, você vai se surpreender. 

Mulher com coceira na região genital devido a candidíase
Utilidades do Óleo de Coco. Foto: Mulher com coceira devido a candidíase

6 Combate a Candidíase

Cândida ou candidíase é um fungo responsável por infecções que ocorrem geralmente em áreas quentes e úmidas do corpo, como órgãos genitais e boca. Mas também pode afetar outras partes do organismo, como o intestino.

O óleo de coco é considerado um óleo essencial para a candidíase, pelo fato de conter ácido láurico e ácrido caprilico, que possuem propriedades que combatem os fungos, as leveduras e a própria cândida albicans.

Pesquisadores descobriram que o óleo de coco é mais eficaz do que o próprio fluconazol (7), medicação antifúngica normalmente prescrita para infecções por cândida.

Mas para ter sucesso no tratamento, você também deve mudar alguns hábitos alimentares – remover açúcares, alimentos processados e grãos refinados – e consumir o óleo de coco três vezes ao dia (8). 

7 Fortalece o Sistema Imunológico

O óleo de coco é rico em diversas gorduras saudáveis, que contém propriedades antivirais, antifúngicas, antimicrobianas e antibacterianas.

Muitas doenças são causadas pelo supercrescimento de bactérias nocivas, como fungos, vírus e parasitas, por isso, ter o sistema imunológico em dia é fundamental para combater esses elementos.

O ácido láurico presente no óleo de coco também é encontrado no leite materno e em contato com o organismo, é convertido em monolaurina, substância fundamental para fortalecer o sistema imune e combater infecções.

Diversos estudos comprovam que o óleo de coco é capaz de combate o sarampo, herpes, hepatite C, AIDS, HIV, giárdia, cândida e outros parasitas intestinais.

Para ter um tratamento de sucesso você deve consumir diariamente óleo de coco, e excluir da sua dieta o açúcar e os grãos processados, que servem de alimento para as bactérias ruins. 

8 Emagrece

O óleo de coco ajuda na queima de gordura, diminui o apetite e fornece mais energia ao organismo. Parece estranho né? Perder gordura adicionando gordura à dieta!

Mas a verdade é que nem todas as gorduras fazem mal. Gorduras saudáveis como o óleo de coco, azeite de oliva e ômega 3, devem fazer parte da sua dieta.

Os TCM (triglicerídeos de cadeia média) encontrados no óleo de coco, favorecem a perda de peso (9) e ajudam o seu corpo a queimar gordura e transformá-la em energia.

A ingestão regular de óleo de coco reduz a gordura visceral, aquela que mais incômoda, armazenada na barriga (10), e está ligada ao aumento das doenças cardíacas e o diabetes tipo 2. 

9 Regula os Hormônios

Utilidades do óleo de coco para os hormônios: as gorduras saudáveis desse superalimento são capazes de regular a tireoide, as glândulas suprarrenais, e reduzir os níveis de cortisol naturalmente.

Seus ácidos graxos, em especial o ácido láurico, controlam a inflamação e dão suporte ao metabolismo, regulando os níveis hormonais naturalmente.

Se você está na menopausa tem mais motivos ainda para utilizar o óleo de coco, pois ele equilibra os níveis de estrogênio e progesterona, evitando os colaterais desse período. 

10 Desodorante Natural

Você sabia que o suor não tem cheiro? No entanto, as bactérias que estão na sua pele podem produzir odores indesejáveis, principalmente após uma corrida.

O óleo de coco contém propriedades antibacterianas, que protegem o mau cheiro e expulsam as bactérias presentes na pele.

Os desodorantes possuem uma infinidade de ingredientes tóxicos, e se for aerossol, pior ainda, pois polui o ar e o meio ambiente.

Faça um teste, de uma olhada no rótulo do seu desodorante, tenho certeza que você vai se assustar.

Para a proteção diária você pode usar uma pequena quantidade do óleo de coco e passar nas axilas, ou se preferir, temos uma receita de desodorante natural com apenas três ingredientes.     

Picada de Mosquito
Utilidades do Óleo de Coco. Foto: Picada de Mosquito

11 Repelente Natural

Os repelentes estão carregados de substâncias nocivas à saúde. O que mais me preocupa é ver mães utilizando esses repelentes em “versão kids” em bebes e crianças, sem saber o verdadeiro veneno que está passando em seus filhos.

O óleo de coco em conjunto com óleos essenciais é capaz de proteger contra picadas de insetos de forma natural. Essa combinação fornece cerca de 98% de proteção contra picadas de certos mosquitos (11).

Se você ficou interessado, confira agora mesmo nossa receita de repelente natural à base de óleo de coco. 

12 Estabiliza o Açúcar no Sangue e trata a Diabetes

O óleo de coco é um excelente aliado para quem quer prevenir ou até mesmo tratar a diabetes.

Isso porque os TCM (triglicerídeos de cadeia média) presentes no óleo de coco ajudam a equilibrar a insulina e retiram a tensão sobre o pâncreas.

Essa característica favorece o organismo, pois o corpo recebe energia sem depender da glicose, prevenindo e tratando a resistência a insulina e a diabetes tipo 2.

Diversos estudos comprovam sua eficácia no tratamento da obesidade e diabetes. 

13 Hidrata a Pele

O óleo de coco funciona como um hidratante para a pele, eficaz para todas as áreas do corpo. Mas afinal, porque o óleo de coco é tão benéfico à pele?

Esse mérito é devido às suas gorduras saturas, que ajudam a manter o brilho e a maciez da pele, impedindo a perda de umidade através dos poros, deixando a pele com um tom saudável, suave e uniforme. (12)

Antes de dormir, lave o rosto, pegue uma pequena quantidade de óleo de coco em suas mãos e esfregue levemente em movimentos circulares na pele. Deixe agir por 5 minutos e em seguida limpe o excesso.

14 Protege do Sol

Já vimos inúmeras utilidades do óleo de coco, mas essa vai te surpreender. O óleo protege a pele dos raios ultravioletas do sol, que causam rugas, manchas e aumenta o risco de câncer de pele.

Um estudo realizado com o óleo de coco demonstrou que ele equivale a um protetor solar fator 7 (FPS).

Dependendo da tonalidade da sua pele, não é o suficiente para proteger de queimaduras, porém a grande vantagem é que ele não é tóxico e não impede a absorção de vitamina D3, como os protetores solares.(13)

É importante passar o óleo de coco pelo menos 30 minutos antes de pegar sol, pois devido a sua consistência pode levar um bom tempo até ser absorvido pela pele. Reaplique conforme necessário, durante todo o dia.

Caso você se queime na praia, o óleo de coco também pode ser utilizado. Ele ajuda a acalmar a pele inflamada, reduzir a vermelhidão, a coceira e reidrata a pele. 

15 Prevenção da perda óssea e da Osteoporose

O óleo de coco é capaz de combater os radicais livres e o estresse oxidativo, que são as principais causas do desenvolvimento da osteoporose. Além disso, ele também possui propriedades que melhoram a absorção de cálcio no intestino.

Um estudo demonstrou que o óleo de coco atua na manutenção e na prevenção da estrutura óssea (14), devido a seus níveis elevados de antioxidantes, que combatem os radicais livres e agem como um tratamento natural para a osteoporose.

Para obter bons resultados, você deve ingerir três colheres de sopa do óleo ao dia, especialmente os idosos, que possuem pouco cálcio no organismo. 

Café com óleo de coco
Utilidades do Óleo de Coco. Foto: Café com Óleo de Coco

16 Energia com Café

Você é daqueles que não funciona sem uma xícara de café logo pela manhã? Então experimente incluir uma colher de óleo de coco junto com o seu café. Essa receita é conhecida mundialmente por estimular a energia, as funções cognitivas e a clareza de pensamentos.  

O café Bulletproof (15), como é conhecido, faz parte da rotina de milhares de pessoas com a intensão de melhorar o desempenho cognitivo. Além disso, ele favorece a queima de gordura, inibe a fome e deixa você mais ativo.

Para fazer basta colocar no liquidificador seu café quente (de preferência orgânico), com uma colher de óleo de coco e uma de manteiga ghee (opcional). Bata todos os ingredientes e está pronto seu super café, que te deixará disposto mesmo na segunda-feira.                                                                               

17 Trata Acne e acelera a Cicatrização

A acne é um problema que atinge pessoas de todas as idades, impactando negativamente a autoestima. Geralmente ela é causada por bactérias ou por excesso de oleosidade na pele.

Se a sua pele não for muito oleosa, o óleo de coco pode ser um excelente tratamento, pois age como um antibiótico natural, matando as bactérias nocivas.

Para obter bons resultados lave a sua pele com sabão neutro três vezes ao dia, e passe o óleo de coco antes de dormir  em toda a região afetada. Deixe agir por cinco minutos e retire o excesso com um algodão.

Além disso, o óleo de coco é capaz de cicatrizar feridas, arranhões e outros problemas de pele, devido a suas propriedades anti-inflamatórias.

Ele também estimula a produção de colágeno, componente importante para a cicatrização e elasticidade da pele. 

18 Proteção e Defesa contra o Câncer

Os triglicerídeos de cadeia média presentes no óleo de coco, possuem um poderoso efeito “antitumoral”, que fortalece o sistema imune e combate a inflamação, um dos fatores que predispõe a doença.

O câncer pode ser prevenido e tratado através de duas utilidades do óleo de coco: o primeiro fator importante é que os triglicerídeos de cadeia média são convertidos em cetonas no organismo, auxiliando a digestão e gerando energia sem precisar da glicose (carboidratos).

Pacientes com câncer se beneficiam de dietas cetogênicas (ricas em gorduras e pobres em carboidratos), visto que o câncer se fortalece com a ingestão de glicose.

O segundo fator é que os TCM combatem as bactérias que estão relacionadas ao câncer.  Estudos mostram que mesmo onde o câncer é quimicamente inserido, o consumo de óleo de coco previne o seu desenvolvimento.

19 Pomada para assadura de Bebes

As utilidades do óleo de coco não param por ai, ele também pode ser utilizado como pomada para assadura em bebês. Isso mesmo! Sabe aquelas erupções vermelhas, doloridas e inchadas nos bebes por causa da fralda?

O óleo de coco trata essas assaduras e é essencial para pele do bebe, pois hidrata, alivia a dor e acelera a cicatrização. E o melhor natural é que ele não contém aquela infinidade de ingredientes tóxicos que estão presentes nas pomadas para assaduras.

Para usar, basta aplicar uma fina camada na pele do seu bebe e deixe absorver.  Use regularmente para tratar e prevenir novas assaduras.

20 Amigo do Coração

As gorduras saturadas encontradas no óleo de coco aumentam o HDL, conhecido como colesterol  “bom”, e diminui o LDL, “ruim”. (16)

Após décadas de condenação, diversos estudos comprovaram que as gorduras saturadas não são as vilãs, e sim aliadas do organismo.

Os ácidos graxos de cadeia média encontrados no óleo de coco são benéficos para a saúde do coração e reduzem os riscos de doença cardíaca. Além disso, previne a obesidade e controla os níveis da pressão arterial.

 

Como vimos no texto, as utilidades do óleo de coco são muitas, principalmente quando falamos em saúde.

Mas de que adianta consumir óleo de coco diariamente e não ter uma rotina alimentar saudável?

Infelizmente o óleo de coco não é milagroso. Mude seus hábitos, pratique exercícios físicos e consuma o óleo de coco, seja na salada, no café ou até mesmo puro.  Essa prática proporcionará energia, concentração, disposição e uma vida equilibrada.

Espero que nosso artigo sobre esse SuperAlimento tenha sido útil para você.

Conte aqui em baixo nos comentários para a gente: você usa o óleo de coco no seu dia-a-dia? Como?

Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais:
Facebook
Instagram