Porque não comer carne vermelha?

Porque não comer carne vermelha? Primeiro porque a carne que você consome hoje em dia é muito diferente da carne que os nossos ancestrais consumiam.

Ela está repleta de substâncias prejudiciais à saúde e causa um impacto terrível no ecossistema e na sociedade.

Não estamos dizendo que você deve deixar de comer carne, porém vamos te dar 8 bons motivos para você pensar 2 vezes antes de fazer aquele churrasco no final de semana.

Porque não comer carne? 8 Fatos Chocantes que não te contaram

Desmatamento da Amazônia para criação de gado
Porque não comer carne vermelha? Foto: Desmatamento da Amazônia para criação de gado


Fato 1 Extinção de Espécies e Desmatamento

Por causa da grande demanda de carne, as florestas tropicais vêm sendo desmatadas para conversão da terra em área de cultivo e pastoreio.

A criação de animais é responsável por cerca de 90% do desmatamento da Amazônia, pois o gado demanda de muito espaço para ser criado e de muita comida. Cerca de 1/3 de toda área livre sem gelo do mundo é ocupada pela criação de gado e pelo cultivo de grãos para alimentar o gado!

Metade da produção de grãos do mundo vira comida de gado.

E a pior parte dessa história é que todos os dias perdemos cerca de 137 espécies de plantas, animais e insetos por causa do desmatamento e da poluição gerada pela pecuária.

A utilização exagerada de herbicidas, pesticidas e fertilizantes químicos na produção de grãos para alimentar o gado polui a água e o solo. A chuva leva todos esses produtos do solo em direção aos rios e mares, criando zonas mortas, com baixa concentração de oxigênio, que sufoca e mata os animais.

Fato 2 – Pode causar Câncer

As carnes processadas já foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que inclui tabaco, amianto e fumaça diesel.

Porém diversos estudos vêm relacionando a carne vermelha não processada com o desenvolvimento de câncer também.

Isso porque a carne vermelha pode provocar uma resposta imune ou inflamatória em pessoas que têm predisposição ao câncer colorretal. Essa predisposição é genética e afeta 1 a cada 3 pessoas.

O câncer colorretal está entre os 3 mais diagnosticados no mundo. A carne vermelha é responsável por 21% dos casos desse câncer, e cerca de 3% de todos os cânceres.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que ocorreram mais de 15 mil mortes no Brasil em decorrência do câncer colorretal em 2013, e estima-se que no ano de 2016 mais de 34 mil novos casos da doença sejam diagnosticados.

Criança faminta
Porque não comer carne vermelha? Foto: Criança com fome em países subdesenvolvidos


Fato 3 – Crianças Morrem de Fome e há um grande Desperdício de Água

A fome no mundo talvez não existiria se não houvesse a criação de gado e o grande consumo de carne por parte da população.

Você sabia que cerca de 50% dos grãos produzidos em todo o mundo servem de comida para o gado?

Fique sabendo que 82% das crianças que passam fome no mundo vivem em países onde a comida que é plantada serve de alimento para os animais, enquanto elas morrem de fome. Os animais por sua vez, são mortos para virar alimento nos países ocidentais.

Os gados consomem cerca de 170 bilhões de litros de água e 61 bilhões de quilos de comida por dia no mundo! Para conseguir produzir 1 kg de carne são necessários 15.400 litros de água.

A criação de animais de corte utiliza 20 a 30% de toda a água doce consumida no mundo. Nos EUA, as residências consomem, em média, 5% da água doce, enquanto 55% é destinada a criação de animais.

Fato 4 – Faz mal para o Cérebro

A carne vermelha é rica em ferro, nutriente importante para o organismo, necessário para prevenir a anemia, porém, em excesso esse mineral pode acelerar os danos causados pelos radicais livres.

O ferro se acumula na massa cinzenta do cérebro, área que mostra os primeiros sinais de degeneração conforme envelhecemos. O excesso de ferro acelera ainda mais esse processo degenerativo.

Porque não comer carne? Seca causada pelo aquecimento global
Porque não comer carne vermelha? Foto: O aquecimento global é uma realidade assustadora e está causando danos irreversíveis ao planeta

 

Fato 5 – É a principal causa do Aquecimento Global

Porque não comer carne? Se os outros motivos não foram suficientes para mudar a sua forma de pensar, talvez esse fato mude.

A pecuária é responsável por 51% de todas as emissões de gases estufas do mundo!

Essa quantidade é muito superior aos 13% de emissões que todos os meios de transportes representam. E porque você não ouve nada a respeito?

Cerca de 1.100 ativistas ambientais foram assassinados no Brasil nos últimos 20 anos. Todos os que tentam ir contra esse sistema corrupto sofrem uma morte trágica.

A criação de gado e seus subprodutos emitem 32 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera por ano.

As vacas produzem uma média de 560 bilhões de litros de Metano por dia. A pecuária é responsável por 70% das emissões de Metano, uma substância 25 a 100 vezes mais prejudicial para a atmosfera do que o CO2 em um período de 20 anos.

Isso sem falar que a criação de gado é responsável por 65% de todas as emissões de Oxido Nitroso, substância 296 vezes mais prejudicial do que o CO2 e que pode ficar 150 anos na atmosfera.

Fato 6 – Antibióticos e as Super Bactérias

Os antibióticos são utilizados na pecuária para prevenir ou tratar infecções causadas por bactérias.

Porém, os criadores de animais descobriram que ao administrar pequenas doses de antibióticos regularmente os animais ganham peso mais rápido e não precisam comer tanto.

Essa utilização regular de antibióticos em pequenas quantidades é responsável por criar bactérias resistentes a esses remédios, colocando a população em risco de contrair doenças resistentes ao tratamento.

Para você ter uma ideia de como isso é sério, cerca de 80% de todos os antibióticos vendidos nos EUA são utilizados na criação de gado.

Porque não comer carne? Porque quanto mais carne você come, maior é o risco de contrair uma bactéria resistente aos antibióticos.

De acordo com o Center for Disease Control and Prevention, mais de 2 milhões de americanos contraem bactérias resistentes por ano e mais de 23.000 acabam morrendo.

Porque não comer carne? Criação de gado é responsável por maus tratos
Porque não comer carne vermelha? Foto: Os gados são torturados e tratados de forma desumana em fazendas de todo o Brasil

Fato 7 – A Crueldade Animal afeta a Qualidade da Carne

Fechamos os olhos para o que acontece até a carne chegar em nossos pratos. O fato é que os animais passam por um verdadeiro pesadelo durante suas vidas.

São confinados em gaiolas onde mal podem se mexer, cortam partes de seus corpos sem anestésicos, são maltratados e torturados de forma cruel.

Além disso, recebem hormônios para aumentar de peso rapidamente e consomem grãos em excesso, criando sérios problemas de saúde e muita dor.

Você sabia que diferentes tipos de hormônios relacionados ao estresse podem ser liberados na carne se o animal for torturado ou maltratado durante ou antes do abate?

Quando você come a carne, acaba ingerindo esses hormônios – adrenalina, norepinefrina e cortisol – e abrindo caminho para diversas doenças no seu organismo.

Fato 8 – Desequilibra o Organismo e causa Inúmeras Doenças

Agora vamos te dar outro grande motivo de porque não comer carne.

A carne vermelha que você consome está cheia de antibióticos, devido a excessiva utilização desses medicamentos para aumentar a quantidade de carne produzida e manter os animais livres de doenças.

Os antibióticos destroem as suas bactérias intestinas responsáveis pela defesa do organismo, também conhecidas como flora intestinal.

Quando as bactérias benéficas do intestino morrem, acontece um desequilíbrio do sistema imunológico, levando ao aparecimento de doenças, como a síndrome do intestino irritável, alergias, asma, obesidade, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares.

 

Porque não comer carne? Agora você tem 8 bons motivos para responder quando alguém questionar.

Espero que nosso artigo tenha feito você perceber o impacto que a sua alimentação pode ter no mundo.

Reduzir o consumo de carne vermelha pode ser ótimo para sua saúde e também para a natureza. Compartilhe essa ideia.

Gostou do nosso artigo? Tem outra opinião sobre o assunto? Deixe o seu comentário aqui em baixo, vamos ficar felizes de responder você.

Não esqueça de curtir nossa página no facebook para acompanhar mais artigos como esse e ajudar a nossa página a crescer cada vez mais.

 

Fontes
https://www.usnews.com/news/articles/2015/11/16/pediatricians-warn-of-antibiotic-danger-in-meat
http://www.prevention.com/food/healthy-eating-tips/10-reasons-to-stop-eating-red-meat/slide/10
http://www.cowspiracy.com/facts/https://draxe.com/foods-raise-alzheimers-risk/
https://www.nih.gov/news-events/nih-research-matters/red-meat-heart-disease-link-involves-gut-microbes