Esse pequeno fruto é um dos agentes mais poderosos da natureza para a manutenção da saúde. Os benefícios do limão vêm conquistando o mundo durante séculos, pois suas propriedades são surpreendentes.

Poucas pessoas sabem, mas o limão equilibra o PH do sangue, mantém a pele clara e brilhante, ajuda na perda de peso, reduz o colesterol e controla a ansiedade. Não é à toa que essa joia da natureza é considerada o rei dos frutos curativos, por sua grande variedade de aplicações.

Ficou curioso para saber mais? Continue lendo para conhecer todos os benefícios do limão para a saúde.

Os Benefícios do Limão para a Saúde

1  Auxilia a Digestão

O suco do limão tem a composição semelhante à da saliva e dos fluidos digestivos, o que ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão. O limão também é rico em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo, aliviando sintomas de indigestão, azia, arrotos, náuseas e flatulência.

Homem com gastrite após o almoço

 Refresca o Hálito

Além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengiva. Mas fique atento, pois o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes se estes forem escovados logo após o uso do limão.

3  Fortalece o Sistema Imunológico

O limão é rico em vitamina C (ácido ascórbico), capaz de fortalecer o sistema imunológico e atuar como anti-inflamatório, utilizado em casos de asma e outras condições respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo. O limão também contém saponinas, propriedades antimicrobianas que combatem constipações e gripes.

4  Trata Garganta Infeccionada

O limão combate infecções de garganta, dor de garganta e amigdalite, pois o fruto tem propriedades antibacterianas. Para controlar a dor, dilua o suco de meio limão com metade de água e faça gargarejos com frequência.

5  Evita o Envelhecimento Precoce

Além de ser rico em vitamina C, o limão também contém vitamina A, e E, antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento das células através da neutralização dos radicais livres.

Rosto de mulher - envelhecimento precose
6  Auxilia na Prevenção do Câncer

Estudos mostram que os limonóides, compostos encontrados no limão, ajudam na luta contra o câncer de pele, boca, mama, cólon e estômago. Os benefícios do limonóides duram por muito mais tempo no organismo do que os outros antioxidantes.

7  Equilibra o pH do Sangue

O limão é uns dos alimentos que possuem maior propriedade alcalina. Em sua composição contém ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados, permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do sangue.

Beber água com limão regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico, uma das principais causas de dores e inflamações.

8  Melhora a Aparência da Pele

A vitamina C e os outros antioxidantes presentes no limão suavizam as rugas, manchas e ajudam a deixar a pele brilhosa. Além disso, as propriedades alcalinas do limão são capazes de matar bactérias que causam acne.

Ele pode ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspecto ou clarear manchas. Apenas tome cuidado para não expor a pele com limão ao sol, pois pode causar queimaduras sérias.

9  Desintoxica o Organismo

O suco do limão ajuda a eliminar materiais indesejáveis e toxinas, pois aumenta a produção de urina, fazendo as toxinas serem liberadas mais rapidamente. Além disso, o ácido cítrico do limão beneficia as funções enzimáticas, estimulando o fígado e ajudando a desintoxicação.

Desintoxicando. Mulher fazendo xixi

10  Auxilia a Perda de Peso

O limão é rico em pectina, uma fibra normalmente presente nas frutas que ajuda a controlar o apetite. O fruto também é capaz de promover a alcalinização do organismo; estudos revelam que pessoas que tem uma dieta alcalina, perdem peso mais rapidamente. 

Qual a Melhor Forma de Ingerir? Água com Limão

Você sabia que cerca de 70% do seu corpo é composto de água? Isso mesmo, e ela é necessária para o correto funcionamento dos seus órgãos e também para a desintoxicação do organismo.

Não beber a quantidade recomendada de água diariamente é um grave problema para a sua saúde, pois a água é a única maneira que o corpo tem de desintoxicar; ela carrega todas as toxinas para fora do seu corpo através da transpiração e da urina.

Quer começar o dia bem? Experimente consumir 500 ml de água de qualidade com o suco de 1 limão em jejum, cerca de 30 minutos antes do seu café da manhã.

Essa é a melhor maneira de aproveitar os benefícios do limão, ele vai ajudar a desintoxicar o seu organismo e auxiliar a absorção de nutrientes.

Crie o hábito de fazer isso todos os dias e nos conte os resultados. Aposto que você vai se sentir muito melhor depois de um mês.

O Limão Faz mal para o Estômago?

Por conta de seu forte sabor ácido, o limão sempre foi encarado como um grande vilão para o estômago. Mas isso não é verdade, o limão não é nocivo para o tubo digestivo, na verdade, suas propriedades auxiliam a digestão.

Após ser ingerido, o limão deixa de apresentar sua propriedade ácida, pois o ácido cítrico ao entrar em contato com as células no interior do nosso corpo é oxidado. Ao ser metabolizado, ele estimula a produção de substâncias alcalinas no nosso organismo e contribui para neutralizar a acidez corporal.

Além disso, a ingestão de limão ajuda a cicatrizar úlceras de estômago ou evitar sua formação. Ele combate as fermentações no intestino e a formação de gases, é útil para amenizar dores de estômago e para o aumento da produção de sucos pelas glândulas da boca e do estômago, o que controla o excesso de bile, beneficiando o funcionamento do fígado.

 

Se animou com os benefícios do limão? Incluir algo tão benéfico na sua rotina está longe de ser um sacrifício. Experimente consumir o limão durante um mês e nos conte o resultado.

Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário!
Não esqueça de curtir nossa página no facebook para acompanhar mais artigos como esse.

 

Referências
DrAxe
OrganicFacts