Leite de cocoVocê já provou leite de coco caseiro? Além de ser fácil de fazer, é sem lactose, vegano e super nutritivo.

O leite de coco pode ser utilizado em diversas receitas, doces e salgadas, pode ser tomado, quente, gelado, com café ou cacau.

Seu sabor e textura são mais suaves do que o comprado pronto, pois não contém espessantes, estabilizantes e acidulantes.

Fazer leite de coco é mais fácil do que parece, só leva dois ingredientes e é muitoooo mais saudável do que o industrializado.

Ficou curiosa? Veja como é simples preparar essa receita

Ingredientes 

1 polpa de coco inteiro

1,5 litros de água quente filtrada

Como abrir o como seco?

Não sei você, mas eu sempre me descabelava para abrir o coco seco, batia com o martelo, jogava no chão, e mesmo assim, não conseguia.

Foi ai que testei essa técnica:

  1. Pré-aqueça o forno a 200 graus
  2. Com ajuda de um saca rolha ou até mesmo uma faca, fure um dos três pontos mais escuros da superfície do coco, apenas um deles é macio o suficiente para ser furado. Vire o coco e despeje toda água em um copo.
  3. Coloque o coco em uma assadeira por cerca de 35 minutos ou até o coco rachar.
  4. Tire do forno ainda morno e arranque a casca com ajuda de uma chave de fenda ou faca.

Observação* Não precisa tirar aquela camada marrom que cobre a polpa do coco, mas caso você queira um leite mais branquinho, tire-a com um descascador de legumes.

Como preparar leite de coco?

  1. Coloque todos os ingredientes em liquidificador ou processador e bata por cerca de 3 minutos, ou até obter um líquido espumoso e branco.
  2. Em seguida, coe a mistura sobre uma tigela com um coador de pano ou até mesmo com um pano de prato limpo. Esprema bem para extrair ao máximo do leite.
  3. Se for usar em seguida, guarde em um pote com tampa na geladeira, dura até 4 dias, ou no freezer por até 60 dias.

Com o coco ralado que sobrar, você pode fazer receitas ou farinha de coco. Não desperdice nada, tudo pode ser usado em outras preparações, à mãe natureza agradece!

Benefícios do leite de coco

O leite de coco possui diversos benefícios à saúde, e uma enorme quantidade de nutrientes vitais.

Rico em triptofano, um aminoácido essencial para a alegria, responsável pela produção de serotonina no cérebro, hormônio do bem-estar.

Além disso, possuí gorduras benéficas, como o ácido láurico que contém propriedades antifúngicas e antibacterianas.

O leite de coco é uma excelente alimento para controlar os níveis de açúcar no sangue, acelerar a queima de gordura, controlar a inflamação e melhorar o fluxo intestinal.

Fantástico né? Além de ser um leite vegetal com baixo custo, o leite de coco agrada o paladar de adultos e crianças. Não deixe de fazer essa receita para sua família. Ah, e depois me conte o que achou!