Como lidar com a ansiedade?Como lidar com a ansiedade?

Acredito que todos já tenham passado por momentos de nervosismo em algum momento da vida.

Pode ter acontecido em uma reunião importante, ao ter que falar em público ou ao passar por dificuldades financeiras.

Isso é mais do que normal, porém em alguns casos a ansiedade acaba se tornando mais constante do que deveria, e começa a afetar a vida pessoal.

Como saber se a ansiedade normal do dia a dia ultrapassou os limites?

Primeiro devemos entender como a ansiedade funciona e porque ela acontece.

O que é Ansiedade?

Ansiedade é o típico sentimento de quem vive no futuro, preocupado com coisas que talvez nem aconteçam.

Mente acelerada é mente desequilibrada” – Isaac Efraim.

É uma sensação ou sentimento da excessiva excitação do sistema nervoso central, devido a uma grande descarga de noradrenalina, neurotransmissor produzido nas suprarrenais.

A ansiedade é um mecanismo de defesa do organismo, projetado para fazer você entrar em ação, porém em excesso faz exatamente o contrário, impedindo suas reações.

Seu corpo pensa que está em uma situação de perigo, semelhante ao que acontece quando você está com medo.

A diferença é que o medo geralmente acontece em consequência de um fator “real”, enquanto na ansiedade, o fator de estimulo tem características mais subjetivas.

Quando a ansiedade se torna recorrente e intensa, também é chamada de síndrome do pânico (crise ansiosa aguda).

A ansiedade aguda, ou síndrome do pânico, é um transtorno que causa crises inesperadas de desespero, insegurança e medo intenso, mesmo sem motivos aparentes para isso.

Quais os Sintomas da Ansiedade?

O transtorno de ansiedade pode ter sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia, afetando o organismo de forma geral.

Podemos dividir esses sintomas entre físicos e emocionais, como veremos a seguir.

Sintomas Físicos

  • Náusea e vômito;
  • Tontura ou sensação de desmaio;
  • Falta de ar ou respiração ofegante;
  • Dor ou aperto no peito (sensação de palpitação);
  • Roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápido;
  • Irritabilidade e dificuldade para dormir;
  • Dor de barriga ou diarreia;
  • Tensão muscular;
  • Dor nas costas.

Sintomas Emocionais

  • Descontrole sobre os próprios pensamentos;
  • Sensação de que algo ruim irá acontecer;
  • Preocupação excessiva (pensamento acelerado);
  • Medo constante;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração.

 

Mulher com medo de aranha - crise de ansiedade
Quem sofre de ansiedade imagina a situação que desencadeia o medo de uma maneira muito pior do que realmente é – Como lidar com a ansiedade?

Quais as causas da Ansiedade?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo.

A ansiedade tem origem nos pensamentos, são eles que decifram as situações e os acontecimentos diários, gerando medo, preocupações e nervosismo.

É uma insegurança que desperta o pessimismo e a sensação de que algo ruim irá acontecer.

As principais causas são relacionamentos problemáticos, dificuldades familiares, compromissos financeiros e inseguranças pessoais.

Enfim, a ansiedade pode acontecer por diversos motivos, porém todos estão ligados com a saúde dos seus pensamentos.

Como lidar com a Ansiedade? Cuide dos seus Pensamentos!

Separei algumas dicas que irão te ajudar a compreender melhor o problema, acalmar sua mente e retomar o controle.

1. O primeiro passo é identificar a causa

Qual é a fonte da ansiedade? O que faz meu coração acelerar? Por que eu fico ansioso com isso?

Escreva em uma folha as respostas para essas perguntas. Entender a sua ansiedade é um dos pontos fundamentais para superá-la.

Entenda que você não é o único a se sentir assim. Entenda que tudo isso vai passar e você não vai mais se sentir assim.

2. Controle a respiração

Quando você ficar ansioso e sentir seu coração disparar não se desespere, procure acalmar sua mente, diminua a velocidade e respire lentamente.

Ao ter uma crise de ansiedade você passa a respirar de forma curta e rápida.

Controlar a respiração faz com que aumente a oxigenação do cérebro, a clareza nos pensamentos melhora, e com isso o estado de ansiedade tende a ser minimizado.

3. Não se deixe enganar pela sua mente

Quando ela ficar buzinando internamente que o pior vai acontecer, repita essas frases na sua cabeça:

  • Isso vai passar.
  • Eu sou mais forte do que eu imagino.
  • O que tem de tão importante nisso?
  • Eu já passei por coisas piores do que isso.
  • Eu não vou mais abrigar pensamentos que não forem saudáveis.

Preste atenção nos seus pensamentos o dia inteiro e comece a monitorá-los. Não aceite pensamentos negativos, questione todos eles.

4. Aceite a falta de controle

Abra mão da prepotência da sua mente, e entenda que você não é perfeito, que não pode ter controle sobre tudo.
Se você é daqueles faz um roteiro na sua cabeça de como as coisas devem acontecer, acaba produzindo ansiedade e frustração na sua vida, pois nem tudo acontece como o planejado.

Portanto em vez de se preocupar, relaxe, ocupe-se. Pare de planejar o que tem que fazer e FAÇA.
Problemas e novidades se resolvem com ação e não com pensamento, é preciso fazer o melhor que está ao seu alcance, foque no agora.

5. Mantenha sua mente ocupada

Comece a escrever, aprenda a tocar um instrumento, pratique exercícios, aprenda algo novo.

Distrair a mente é a melhor forma de substituir os pensamentos negativos que ocupam o seu pensamento.

 

Deixe os pensamentos de lado um pouco e viva o agora, não tenha pressa para atingir um objetivo. Não de importância para frustrações do passado e não antecipe o seu futuro com preocupações

Além desses passos, preparei mais 5 dicas de como lidar com a ansiedade de forma natural:

Como lidar com a Ansiedade? Mudança de Hábitos!

1. Pratique Exercícios físicos

O exercício impacta diretamente a saúde cerebral e é um antídoto poderoso para a depressão e a ansiedade. Escolha o tipo de atividade que mais combina com você e faça dela o seu hobby.

2. Limite a cafeína e o álcool

A cafeína e o álcool podem tornar os sintomas da ansiedade mais fortes, como o nervosismo e o mau humor.

3. Tome Chá de camomila

Se você está ansioso prepare um chá de camomila, ele tem efeito calmante e é ótimo para acalmar os nervos.

4. Faça algum tipo de massagem

A massagem é indicada para pessoas com problemas de ansiedade, devido ao aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, bem-estar e relaxamento.

5. Suplemente Passiflora (flor do maracujá)

A passiflora alivia o nervosismo e a inquietação, amenizando os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada. Atenção, pois ela é contraindicada para quem tem hipotensão arterial, gestantes e mulheres em período de lactação.

Qual o seu maior medo?

O que te faz fraquejar? Encare ele, enfrente os seus medos, “exorcize” tudo o que te aflige.

Seja corajoso. Coragem não é sinônimo de ausência de medo, coragem é quando conseguimos manter o medo sob controle. Existe o medo mais ele não te paralisa. Erga a cabeça, coragem.

Espero que esse texto tenha ensinado você a como lidar com a ansiedade. Tem alguma sugestão ou crítica? Deixe o seu comentário.

 

Referências:
LifeHack
DrAxe