Biomassa de banana verdeA biomassa de banana verde vem ganhando popularidade na culinária, podendo ser utilizada em receitas doces ou salgada.

Ela serve para substituir farinhas, ovos, creme de leite ou como base para cremes e patês.

Nesse artigo você vai aprender como fazer biomassa de banana verde e conhecer os seus incríveis benéficos para a saúde.

Gostou? Então vamos ao que interessa:

Como fazer Biomassa de Banana Verde?

Ingredientes

  • 8 bananas verdes, de preferência orgânicas

Modo de preparo

  1. Separe as bananas do cacho, sem deixar aparecer à polpa (preservando os talos da banana). Lave-as com a casca e enxágue bem.
  2. Coloque água em uma panela de pressão (o suficiente para cobrir as bananas) e leve ao fogo. Assim que a água ferver, coloque as bananas na panela para levarem um choque térmico.
  3. Tampe a panela. Quando pegar pressão conte 10 minutos de cozimento e desligue. Espere sair o vapor da panela naturalmente, não acelere o processo colocando água ou facilitando a saída do vapor.
  4. Abra a panela e retire as bananas com um pegador. Cuidado, pois estarão bem quentes. Descasque a banana e retire a casca da fruta.
  5. Coloque no liquidificador ou processador enquanto ainda estiver quente, acrescente água filtrada aos poucos, o suficiente para facilitar o processo.
  6. Bata até obter uma pasta lisa e cremosa. Como a biomassa de banana verde é pesada, triture no máximo 4 bananas de cada vez para não forçar o seu liquidificador ou processador.

Na geladeira terá validade de 4 dias, e no freezer cerca de 60 dias.

Se você não for utilizar a biomassa na hora, o ideal é congelar em potinhos de vidro ou em forminhas de gelo.  Facilitando muito na hora do preparo.

Benefícios da Biomassa de Banana Verde

A banana é rica em vitaminas A e do complexo B, além de minerais como fósforo, potássio e magnésio, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Quando está verde, a banana possui menos frutose (açúcar) e mais fibras em sua composição.

A polpa da banana verde é considerada um alimento funcional, pois contêm pectina e amido resistente, substâncias benéficas à saúde.

O amido resistente é um composto prebiótico, ou seja, ele favorece o crescimento das bactérias boas que habitam o intestino, a flora intestinal.

Ao fortalecer a flora intestinal, a imunidade também melhora e a inflamação e o risco de desenvolver doenças diminui.

A biomassa de banana verde também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, diminui o colesterol e aumenta a saciedade, sendo um excelente alimento para quem deseja perder peso.

 

Essa receita é super versátil, além de ser ótima para a saúde. Agora você pode utilizar a biomassa de banana verde em diversas receitas. Experimente e nos conte como ficou.

Gostou da receita? Deixe o seu comentário.