Os benefícios da atividade física vão muito além da estética, do emagrecimento ou de músculos bonitos. Os exercícios otimizam sua capacidade cognitiva, melhoram o humor, o foco, aumentam a sua energia e fazem você dormir melhor.

Seja qual for sua desculpa para não se exercitar, após ler esse artigo eu aposto que você vai mudar de ideia e sair correndo pela rua.

10 Benefícios da Atividade Física

1. Torna você mais Inteligente

Os exercícios físicos têm o incrível poder de aumentar a circulação, levando mais oxigênio e nutrientes ao cérebro, otimizando o seu funcionamento.

Praticar atividade física é uma das melhores formas de aumentar a plasticidade cerebral, resultando na melhora da memória e uma otimização da capacidade cognitiva de forma geral.

Além disso, os exercícios podem fazer o seu cérebro crescer. Isso porque eles promovem o aumento dos níveis de substâncias químicas cerebrais que formam novas células e conexões neurais. A formação de novas células cerebrais acontece principalmente no hipocampo, região responsável pela memória e aprendizado.

Homem se supera ao chegar no topo da montanha

2. Te ensina a arte da Superação

A atividade física treina nossa mente para a arte da superação. Aprendemos que podemos fazer coisas incríveis na vida, coisas que nem mesmo nós seriamos capazes de acreditar que faríamos.

Isso não serve apenas para quando estamos correndo ou fazendo outra atividade física, mas também para superar todos os desafios que enfrentamos no nosso dia-a-dia.

Atividades físicas são prazerosas e com o tempo acabam por se tornar um vício, pois fazem bem para a mente e também para o corpo.

Conforme vamos evoluindo na prática, sempre queremos ir além, seja correndo por distâncias maiores ou colocando mais peso em exercícios da academia, estamos sempre em busca de superação.

3. Diminui o Estresse e a Ansiedade

Os exercícios físicos têm a capacidade de aliviar os efeitos do estresse no cérebro. Estudos demonstraram que ao se exercitar você tem muito menos chances de desenvolver problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.

Graças ao aumento na concentração de neurotransmissores como a norepinefrina e a serotonina, os exercícios aliviam a resposta ao estresse mental e físico.

4. Faz você Dormir Melhor

Ao se exercitar, o seu ritmo circadiano é fortalecido, fazendo com que você fique mais ativo e concentrado durante o dia e mais sonolento a noite.

Fazer atividades físicas entre 5 a 6 horas antes de dormir faz com que sua temperatura corporal aumente. Quando sua temperatura volta ao normal algumas horas mais tarde o seu corpo entende que é hora de ir dormir.

Os exercícios físicos podem fazer verdadeiros milagres para quem sofre de insônia, porém você precisa tornar isso um hábito em sua vida, já que estudos apontam que os benefícios para o sono vêm após algum tempo do início da pratica.

Mulheres felizes praticando atividade física

5. Melhora o seu Humor

Você já percebeu que ao terminar de se exercitar você se sente mais feliz? Isso não é porque finalmente os exercícios acabaram e tampouco coincidência, a ciência pode explicar.

Os exercícios físicos funcionam como antidepressivos no cérebro. Quando nos exercitamos, produzimos uma maior quantidade de serotonina, dopamina e endorfina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade.

São tantos benefícios da atividade física para a mente e o corpo, que não faltarão motivos para você sorrir.

6. Mantém você longe das Farmácias

Praticar exercícios físicos regularmente é um dos melhores favores que você pode fazer à sua saúde. Os exercícios diminuem a pressão arterial, melhoram a saúde cardiovascular e protegem o seu corpo de uma grande variedade de doenças.

A atividade física diminui a sua chance de pegar gripes e resfriados, pois ajudam a liberar as bactérias presentes nos pulmões e vias aéreas.

Além disso, os exercícios promovem a melhora da circulação, otimizando a capacidade dos anticorpos e dos glóbulos brancos de se movimentarem pelo corpo e lutarem contra doenças.

7 – Melhora seu Desempenho Sexual

Os exercícios físicos melhoram o seu desempenho sexual de duas maneiras; através da melhora da circulação e do aumento da autoestima.

A melhora da circulação promove ereções mais fáceis e duradouras nos homens, além de garantir maior energia na hora de mandar ver.

Quando a autoestima está mais alta você se sente melhor com sua parceira ou parceiro, aumenta sua confiança e da liberdade para tentar posições mais ousadas.

8 – Deixa você mais Disposto

Está exausto após um longo dia de trabalho? Ao invés de ir descansar, vá passear!

Estudos demonstraram que atividades de baixa intensidade, como a caminhada, proporcionam uma diminuição da fadiga e um aumento em cerca de 20% nos níveis de energia.

A atividade física regular otimiza seu sistema cardiovascular. Quando seu coração e seu pulmão funcionam melhor você tem mais energia para realizar as tarefas diárias.

Além disso, os exercícios promovem o aumento de oxigênio e nutrientes no corpo. Os nutrientes são essenciais para a produção de energia, assim como o oxigênio.

9 – Melhora sua Força e Flexibilidade

Os exercícios físicos aumentam sua força, massa muscular e melhoram a flexibilidade, seja levantando pesos, fazendo atividades cardiovasculares ou yoga.

Após a puberdade, começamos a perder cerca de 1% da nossa massa muscular ao ano. Com o tempo, isso compromete nossa movimentação, por isso vemos idosos que não conseguem realizar tarefas básicas diárias.

A prática regular de atividade física promove a manutenção da massa muscular, preservando a força e o equilíbrio. Além disso os exercícios são capazes de deixar os ossos mais densos, diminuindo o risco de fraturas e de doenças como a osteoporose.

10 – Aumenta sua Autoestima

Você se sente bem com o seu corpo? Como anda sua autoestima?

Temos uma cobrança muito grande da sociedade sobre a nossa aparência, estamos a todo momento sendo bombardeados com anúncios de emagrecimento, corpos esculpidos e uma visão narcisista de como devemos ser.

Não quer dizer que você precisa ter um corpo de modelo para ser feliz, porém os exercícios físicos podem fazer você se sentir melhor consigo mesmo.

Um estudo descobriu que o simples ato de fazer atividade física é capaz de te convencer que você está mais atraente. Quem não gosta de se sentir mais bonito?

Qual a Melhor Atividade Física Para Mim?

Isso vai depender muito do seu objetivo, preferências e disponibilidade de tempo. A seguir vamos listar algumas formas de exercitar o corpo para colher todos os benefícios da atividade física à saúde.

Cardio

Cardio, ou exercícios cardiovasculares, são exercícios que mantém o seu ritmo cardíaco elevado e fazem você suar. Alguns exemplos de exercícios cardiovasculares são a corrida, o ciclismo, a zumba e a natação.

Os exercícios cardiovasculares são excelentes para as pessoas que estão iniciando nas atividades físicas, já que eles fortalecem os tendões e ligamentos, preparando o seu corpo para exercícios de maior intensidade.

Esse tipo de atividade física não promove um grande aumento da massa muscular, pois devido a sua longa duração e baixa intensidade, o foco aqui é a resistência e a diminuição da gordura corporal.

Esse tipo de atividade é a que traz mais benefícios para o cérebro, principalmente se for praticada ao ar livre. É indicado para pessoas que tem maior disponibilidade de tempo durante a semana, pois são atividades de longa duração.

Quantas vezes na semana? Por quanto tempo?

A recomendação segundo o The American College of Sports Medicine é que você faça cardio 3 vezes na semana com durações de 20 minutos para obter os benefícios a saúde. Mas caso sua intenção seja perder peso, o ideal é fazer 30 minutos de exercícios cardiovasculares por dia.

É importante não exagerar na quantidade, pois exercícios em excesso fazem mal a saúde, deixam seu corpo em um estado de estresse constante e podem levar a problemas cardíacos.

Homem pedalando

HIIT

HIIT significa High-intensity interval training, ou treinamento intervalado de alta intensidade. Essa técnica é a que traz maiores resultados na diminuição do percentual de gordura corporal.

Estudos demonstraram que o HIIT promove um aumento da queima de gordura durante horas após o termino do exercício. Além disso, esse exercício é capaz de proporcionar o aumento da massa muscular.

O HIIT consiste em repetidas séries de exercícios com pequenos intervalos de recuperação. Normalmente são feitos 20 segundos de atividade em intensidade máxima, seguidos de 20 segundos de atividade de baixa intensidade.

Por exemplo: Você corre 20 segundos o mais rápido possível e depois caminha durante 20 segundos. Depois repete novamente durante um período de 10–30 minutos de duração.

Esse tipo de exercício é ideal para pessoas que dispõe de pouco tempo para treinar ou que não desejam sair de casa. Esse é um dos benefícios do HIIT, você pode praticar ele no conforto do seu lar.

O HIIT é recomendado para pessoas que já praticam algum exercício regularmente e possuem uma certa resistência cardiovascular. Se você deseja praticar HIIT é melhor começar devagar e ir aumentando a intensidade conforme vai evoluindo.

Caso você seja do tipo de pessoa que não gosta de mesmices, o HIIT é excelente para você, pois ele permite uma grande variação de técnicas. Você pode fazer HIIT pedalando, correndo ou até mesmo com exercícios utilizando o próprio peso corporal.

Quantas vezes na semana? Por quanto tempo?

Especialistas sugerem que você pratique HIIT de 2–3 vezes na semana, não mais do que isso, pois o seu corpo precisa de descanso para reparar os tecidos lesionados na prática. O ideal é manter um intervalo de 48 horas entre os exercícios.

Mulher levantando peso na academia

Exercícios com Pesos

Consiste em qualquer tipo de exercício que envolva o levantamento de pesos para tornar os seus músculos mais fortes e resistentes, seja utilizando pesos na academia ou o seu próprio peso corporal.

O treinamento com pesos é fundamental para fortalecer os músculos e ossos do corpo, além de promover a diminuição da gordura corpórea.

Alguns especialistas afirmam que fazer academia é mais eficiente na diminuição do percentual de gordura corporal do que os exercícios cardiovasculares.

Ao levantar pesos eu vou perder gordura ou vou ganhar músculos? Tudo vai depender da sua dieta, pois o exercício nada mais é do que um estimulo para as mudanças no seu corpo, o que realmente faz a diferença é a sua alimentação.

Caso você seja mulher e tenha medo de ficar com o corpo muito “masculino”, está na hora de rever suas crenças, pois levantar pesos não deixa as mulheres com corpo de homem.

Nenhuma mulher fica com o corpo masculino sem tomar esteroides anabolizantes, além disso essas mulheres tem uma dieta regrada e vivem em função do corpo. Conquistar músculos não é fácil, exige muita dedicação, esforço e paciência.

Quantas vezes na semana? Por quanto tempo?

Se a sua intenção é ganhar músculos, o ideal é treinar pelo menos 4-5 vezes na semana. Caso você queira apenas manter seu peso e conquistar mais saúde, o recomendado é 3 vezes na semana.

Nunca treine por mais de 1 hora diariamente, pois os exercícios em excesso fazem mal à saúde, estressam o seu corpo e podem fazer você perder músculos ao invés de ganhar.

 

Agora basta a você escolher qual o tipo de atividade física melhor se encaixa na sua rotina e nas suas preferências. Está com dúvida sobre qual deles é o melhor? Faça um teste, pois é fundamental gostar do exercício para manter a frequência.

Esperamos que a nosso artigo tenha gerado a motivação que faltava para você começar a se exercitar. A atividade física vai te deixar cheio de energia e disposição para vencer os desafios diários. Está esperando o que?

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Fontes:
http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/exercise/art-20048389?pg=1
http://greatist.com/fitness/13-awesome-mental-health-benefits-exercise
http://www.everydayhealth.com/fitness-pictures/amazing-benefits-of-exercise.aspx#10

https://draxe.com/benefits-high-intensity-interval-training/
https://draxe.com/hiit-workouts/
http://www.webmd.boots.com/fitness-exercise/guide/cardio-vs-strength
http://www.everydayhealth.com/fitness/workouts/boost-your-energy-level-with-exercise.aspx
http://www.everydayhealth.com/fitness/add-strength-training-to-your-workout.aspx